segunda-feira, julho 9

ATEMPORAL E UNIVERSAL



‘El Arreglo’, dirigido por Fernando Ayala, a primeira vista é apenas um excelente “drama suburbano”, uma espécie de imersão do espectador, principalmente o estrangeiro, no dia a dia das camadas sociais mais pobres da Argentina do início dos anos 1980.

Entretanto, em verdade, trata-se de denúncia atemporal e universal de uma pandemia que assola a humanidade desde remotas lembranças – a corrupção! O Bem Público que, volta e meia é afanado e usurpado como privado, pelos próprios agentes que deveriam ser guardiões do interesse Maior.

Trata-se de um estudo cinematográfico bastante útil e artístico, combinação atualmente cada vez mais rara em dias de arte cada vez mais supérflua. 

A fábula é brilhantemente roteirizada. Os diálogos são calibradíssimos. E o elenco está bastante afiado para contar a estória de uma família, e de um bairro inteiro, que se veem obrigados a subornar um funcionário público, que fora encarregado de comandar a realização de um projeto que levará água para a localidade.

Todos tem direito à água, pois são contribuintes do Estado, mas, só a terá aqueles que concordarem em dar "um" por fora, ao micro-corrupto. O conflito do filme é instaurado quando o pai de uma das famílias se recusa a ser mais um micro-corruptor, negando-se a  fazer parte do jogo que nutre o pernicioso sistema.

Hedre Lavnzk Couto




Nenhum comentário:

Postar um comentário