domingo, julho 15

O PRIMEIRO OSCAR ARGENTINO


‘La Historia Oficial’, é um importantíssimo filme argentino. De 1985, foi o primeiro latino-americano a sagrar-se vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro; Também é a primeira, das duas películas argentinas que conseguiram levar para casa a cobiçadíssima estatueta.

O filme do então estreante diretor Luis Puenzo, passa-se no turbulento ano de 1983, período final da ditatura experimentada por aquele país platino.

A ambientação da obra ocorre no momento onde crescem as manifestações populares por notícias dos presos políticos desaparecidos, e, principalmente, reivindicações pelo paradeiro dos filhos desses desaparecidos – que eram arrancados de seus pais; alguns, dos ventres de suas mães – que já se sabia, à época, eram convertidos pelos militares em presentes às famílias da classe média, simpatizantes do Regime.

Alicia (Norma Aleandro) e Roberto (Héctor Alterio) formam um feliz casal, que vive em Buenos Aires com Gaby, sua pequena filha. O conflito se instala quando Alicia é tomada de remorso quanto ao passado que lhe deu Gaby.

A atuação de Norma Aleandro está realmente impressionante. É, sem dúvida, um dos quatro melhores filmes argentinos de todos os tempos.


 h. l. c.

Nenhum comentário:

Postar um comentário