quarta-feira, julho 18

'ABUTRES'...


‘Carancho’, película argentina com direção de Pablo Trapero, esteve em cartaz no Brasil sob o título ‘Abutres’. Alguns amigos meus, de cultura incontestável, não gostaram do filme. Aí, talvez, por questões muito pessoais, ou profissionais, enfim...

Fato é que Carancho é inegavelmente impactante! E seguramente o melhor filme argentino depois de ‘El Secreto de sus Ojos’. Um exemplo essencial de obra artística vigorosa, com alcance para muito além do mero momento conversa-pipoca. Nada contra entretenimento. Mas, nem só de Homem Aranha viverá o homem.

Estamos falando de um filme cuja denuncia foi tão forte ao abordar um delicado dilema da sociedade argentina, que moveu o Parlamento Nacional daquele país a empreender intensos debates no sentido de promover uma reforma significativa no tocante à legislação de Seguros para acidentes automobilísticos.

Na tela, com o auxílio de um roteiro competentíssimo, o eletrizante drama urbano intriga o espectador ao situá-lo como privilegiado testemunha ocular das entranhas da máfia, que na vida real, fatura milhões de dólares explorando práticas ilegais em torno de trágicas histórias de vidas ligadas a seguros de acidentes.

Sosa (Ricardo Darín) é um advogado que teve sua licença cassada e, por consequência de sua decadência profissional, vê-se envolvido com um inescrupuloso escritório de advocacia, cujo nicho de atuação é se aproveitar da frágil situação de vítimas de acidentes, oferecendo-lhes a formidável possibilidade de conseguir grandes indenizações.

Sosa é um ‘abutre’, que juntamente com outros companheiros - informantes em hospitais, policiais, agentes funerários e toda espécie de funcionários públicos -, formam uma perniciosa organização criminosa que, praticamente invisível na pesada rotina das grandes cidades, enriquecem através das dores de milhares de vulneráveis.

Certo dia, numa das ocorrências no trânsito, ele conhece a paramédica Luján (a linda talentosíssima atriz Martina Gusman). Aí tem início um envolvimento amoroso que culminará num profundo dilema moral.

Impressiona o entrosamento de Martina e Ricardo.

Importante, também, é observar que a problemática realidade retratada nesse filme, guarda espantosa semelhança com determinadas práticas ilícitas existentes no Brasil.

H. L. C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário