‘Carancho’, película argentina com direção de Pablo Trapero,
esteve em cartaz no Brasil sob o título ‘Abutres’. Alguns amigos meus, de
cultura incontestável, não gostaram do filme. Aí, talvez, por questões muito
pessoais, ou profissionais, enfim...
Fato é que Carancho é inegavelmente impactante! E
seguramente o melhor filme argentino depois de ‘El Secreto de sus Ojos’. Um
exemplo essencial de obra artística vigorosa, com alcance para muito além do
mero momento conversa-pipoca. Nada contra entretenimento. Mas, nem só de Homem Aranha
viverá o homem.
Estamos falando de um filme cuja denuncia foi tão forte ao
abordar um delicado dilema da sociedade argentina, que moveu o Parlamento Nacional
daquele país a empreender intensos debates no sentido de promover uma reforma significativa
no tocante à legislação de Seguros para acidentes automobilísticos.
Na tela, com o auxílio de um roteiro competentíssimo, o
eletrizante drama urbano intriga o espectador ao situá-lo como privilegiado testemunha
ocular das entranhas da máfia, que na vida real, fatura milhões de dólares explorando
práticas ilegais em torno de trágicas histórias de vidas ligadas a seguros de
acidentes.
Sosa (Ricardo Darín) é um advogado que teve sua licença
cassada e, por consequência de sua decadência profissional, vê-se envolvido com
um inescrupuloso escritório de advocacia, cujo nicho de atuação é se aproveitar
da frágil situação de vítimas de acidentes, oferecendo-lhes a formidável
possibilidade de conseguir grandes indenizações.
Sosa é um ‘abutre’, que juntamente com outros companheiros -
informantes em hospitais, policiais, agentes funerários e toda espécie de
funcionários públicos -, formam uma perniciosa organização criminosa que, praticamente
invisível na pesada rotina das grandes cidades, enriquecem através das dores de
milhares de vulneráveis.
Certo dia, numa das ocorrências no trânsito, ele conhece a
paramédica Luján (a linda talentosíssima atriz Martina Gusman). Aí tem início
um envolvimento amoroso que culminará num profundo dilema moral.
Impressiona o entrosamento de Martina e Ricardo.
Importante, também, é
observar que a problemática realidade retratada nesse filme, guarda
espantosa semelhança com determinadas práticas ilícitas existentes no Brasil.
H. L. C.
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