quarta-feira, novembro 30

Aos queridos patrulheiros (conhecidos ou desconhecidos) de plantão:

Não adianta essa baboseira de tentar me calar ou coisa que o valha. Continuarei escrevendo. E muito! Muito! Tanto, que, dentro em brevíssimo, esse blog será convertido num site.

E aviso: Esse verdadeiro ódio contra minhas críticas, manifestado em dezenas de e-mails “delicados”, apenas me deixa ainda mais obstinado em realizar meu trabalho.

Aqui, não se fala (mal) ou ( bem) de pessoas, como irresponsavelmente vomitou outro dia uma certa senhora .

Aqui, se fala bem ou mal de espetáculos teatrais. E justamente estes espetáculos são os únicos responsáveis pelo conteúdo, forma e tom de minhas críticas.

Se a peça é honesta, digna, boa, ótima ou admirável, eu aponto tecnicamente o porquê e a parabenizo. De outro modo, se é ruim, mal realizada, daquelas onde nada se salva, da mesma forma analiso tecnicamente e afirmo aos meus leitores a impressão que tive.

A realidade dos fastos sempre prevalece.

No geral os artistas de verdade, aqueles comprometidos com um objeto artístico de qualidade, aqueles que não desejam apenas surrupiar o erário e a paciência do espectador, têm entendido e até acompanhado com entusiasmo este projeto de reflexão – Teatro Com Acarajé.

Mas sempre existe a banda podre. E é podre não por pensar diferente de mim. Essa banda podre é podre porque não pensa. Seus cérebros atrofiaram, há muito que apenas usam o ventre baixo. E assim, não respiram, bufam! Não dialogam, cospem!

Só os incompetentes e preguiçosos esbravejam e desmerecem as análises veiculadas neste espaço. E são justamente estes que deviam me agradecer, porque sempre que aqui adentram e fuçam, aprendem comigo!

Portanto, agradeço de pronto aos leitores que não tem o sangue da desmedida- insana na boca, que veem, leem e digerem. E quanto aos monstros da caverna de Platão, aos Narcisos oriundos do calabouço da incompetência artística e técnica, dou-lhes a vênia de continuarem cagando e comendo. Senhores do auto-engodo. Filhotes de censores, aqui não!

Agora, existem espetáculos tão “formidáveis” – como este ‘outra tempestade’ – que realmente são [dureza]. Ruins demais. E olha que até a Eduarda Uzeda, não sendo amiga do Alonso, foi obrigada a reconhecer dessa vez.

Vamos andando...

Hedre Lavnzk Couto.

3 comentários:

  1. Tempo... O Tempo amigo, caríssimo colega, útil provocador; Hedre!

    Há tempos não via ou escutava você; agora leio você!

    Por mais que ora eu venha a descordar de alguns pensamentos ou colocações, ora eu sempre vejo, no intuito de suas palavras, não a irresponsável vontade de simplesmente desmerecer pessoas, mas sim a clara (para mim) e descontrolada chance de ser verdadeiro e técnico quanto aos espetáculos e suas formas e conceitos em nossa cidade...

    Parabéns Hedre pela nudez das palavras e dos sentimentos, e que a imparcialidade o leve perto da verdade das artes, que, vez por outra, não é a verdade das pessoas!

    Abraços e ótimo lhe ver em "lugar tão claro"! :) Abrcs caro amigo; prestigioso colega!

    > http://arteevidaplatonica.blogspot.com/2011_02_01_archive.html

    ResponderExcluir
  2. No início do ano de 2003, um jovem interiorano, no entanto já bastante exigente, adentrava a então misteriosíssima 'Sala 5' da Escola de Teatro da UFBA, para realizar a sua prova prática de direção teatral - segunda fase do respectivo vestibular.

    O caipirinha escolheu um texto difícil: Navalha na carne, do visceral Plínio Marcos. Na platéia, estavam dispostos diversos atores, disponibilizados para que o pretendente a aluno-diretor ali, diante dos examinadores (creio que Luiz Marfuz e o magnífico Deolindo), executasse uma amostra de suas habilidades e aptidão para a carreira.

    Escolhi uma das cenas diretas, talvez uma das mais difíceis, tensas e bonitas entre Vado e Neusa Suely. Olhei para o lado, avistei Ednei, nunca o tinha visto atuando, mas, na hora, reconheci, nos seus olhos, que era um ATOR. Juntamente com a nossa colega atriz, que também era muito boa, ele realizou, depois de alguns minutos de trabalho, uma cena belíssima, com direito a efeito-especial-espontâneo e tudo (em determinado momento Neusa ia de joelhos até Vado, suplicando que o Cafetão não a deixasse, ele deu-lhe um tapa que um dos brincos que a atriz-personagem trazia à orelha voou sobre os pés de um dos examinadores.

    Um ótimo texto. Dois ótimos ATORES. Um jovem diretor com muita vontade de acertar, resultado: fui aprovado em 1º lugar.

    Obrigado sempre, Ednei.

    (as.) Hedre Lavnzk Couto

    ResponderExcluir
  3. O seu talento e empenho lhe levaram ao 1º lugar da aprovação, Hedre... Parabéns antes. parabéns agora. Estou feliz por tudo e principalmente por sua "CLARIDADE"!

    Nesse breu, toda lanterna é bem-vinda amigo!

    Parabéns por sua claridade, atmbém hoje, aqui, neste blog...

    Deus e Dionísio nos abrace sempre... Sempre!

    ResponderExcluir