quarta-feira, julho 18

'ABUTRES'...


‘Carancho’, película argentina com direção de Pablo Trapero, esteve em cartaz no Brasil sob o título ‘Abutres’. Alguns amigos meus, de cultura incontestável, não gostaram do filme. Aí, talvez, por questões muito pessoais, ou profissionais, enfim...

Fato é que Carancho é inegavelmente impactante! E seguramente o melhor filme argentino depois de ‘El Secreto de sus Ojos’. Um exemplo essencial de obra artística vigorosa, com alcance para muito além do mero momento conversa-pipoca. Nada contra entretenimento. Mas, nem só de Homem Aranha viverá o homem.

Estamos falando de um filme cuja denuncia foi tão forte ao abordar um delicado dilema da sociedade argentina, que moveu o Parlamento Nacional daquele país a empreender intensos debates no sentido de promover uma reforma significativa no tocante à legislação de Seguros para acidentes automobilísticos.

Na tela, com o auxílio de um roteiro competentíssimo, o eletrizante drama urbano intriga o espectador ao situá-lo como privilegiado testemunha ocular das entranhas da máfia, que na vida real, fatura milhões de dólares explorando práticas ilegais em torno de trágicas histórias de vidas ligadas a seguros de acidentes.

Sosa (Ricardo Darín) é um advogado que teve sua licença cassada e, por consequência de sua decadência profissional, vê-se envolvido com um inescrupuloso escritório de advocacia, cujo nicho de atuação é se aproveitar da frágil situação de vítimas de acidentes, oferecendo-lhes a formidável possibilidade de conseguir grandes indenizações.

Sosa é um ‘abutre’, que juntamente com outros companheiros - informantes em hospitais, policiais, agentes funerários e toda espécie de funcionários públicos -, formam uma perniciosa organização criminosa que, praticamente invisível na pesada rotina das grandes cidades, enriquecem através das dores de milhares de vulneráveis.

Certo dia, numa das ocorrências no trânsito, ele conhece a paramédica Luján (a linda talentosíssima atriz Martina Gusman). Aí tem início um envolvimento amoroso que culminará num profundo dilema moral.

Impressiona o entrosamento de Martina e Ricardo.

Importante, também, é observar que a problemática realidade retratada nesse filme, guarda espantosa semelhança com determinadas práticas ilícitas existentes no Brasil.

H. L. C.

segunda-feira, julho 16

OS AMORES DE SOLEDAD VILLAMIL




A simbiose perfeita resultante da primeira parceria dramática dos atores Soledad Villamil e Ricardo Darín: Assim é o belíssimo ‘El mismo amor, la misma lluvia’. 


De 1999, dirigido por Juan José Campanella, o filme conta a intensa estória de amor vivida por Laura Ramallo e Jorge Pellegrini.  Entre encontros e desencontros o casal cultiva um romance que ultrapassa as barreiras de quase duas décadas.

Trata-se de uma película sobre a vida de pessoas comuns. Sobre o eterno embate surgido quando duas pessoas decidem formar um casal. O choque das individualidades; o medo de se anular; o pavor da acomodação. A necessidade quase claustrofóbica de, em certo momento, desligar-se do outro como a buscar o vital sopro de liberdade. Pois, o outro nos completa, nos conforta, mas também parece inexoravelmente nos aniquilar.  Mais importantes do que os amores são os projetos de vida? Assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões.

Aqui mais uma vez o espectador é presenteado com uma aula argentina de roteiro; de construção de diálogos. A desconcertante fotografia, sempre psicológica. E aquela direção de arte sempre com um charmoso ‘tom de Astor Piazzolla’. Vemos um drama milimetricamente trabalhado; contudo, na medida certa, combinado com um memorável toque de humor.

Abençoada seja a deslumbrante Soledad Villamil!

H. L. C.

domingo, julho 15

O PRIMEIRO OSCAR ARGENTINO


‘La Historia Oficial’, é um importantíssimo filme argentino. De 1985, foi o primeiro latino-americano a sagrar-se vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro; Também é a primeira, das duas películas argentinas que conseguiram levar para casa a cobiçadíssima estatueta.

O filme do então estreante diretor Luis Puenzo, passa-se no turbulento ano de 1983, período final da ditatura experimentada por aquele país platino.

A ambientação da obra ocorre no momento onde crescem as manifestações populares por notícias dos presos políticos desaparecidos, e, principalmente, reivindicações pelo paradeiro dos filhos desses desaparecidos – que eram arrancados de seus pais; alguns, dos ventres de suas mães – que já se sabia, à época, eram convertidos pelos militares em presentes às famílias da classe média, simpatizantes do Regime.

Alicia (Norma Aleandro) e Roberto (Héctor Alterio) formam um feliz casal, que vive em Buenos Aires com Gaby, sua pequena filha. O conflito se instala quando Alicia é tomada de remorso quanto ao passado que lhe deu Gaby.

A atuação de Norma Aleandro está realmente impressionante. É, sem dúvida, um dos quatro melhores filmes argentinos de todos os tempos.


 h. l. c.

segunda-feira, julho 9

ATEMPORAL E UNIVERSAL



‘El Arreglo’, dirigido por Fernando Ayala, a primeira vista é apenas um excelente “drama suburbano”, uma espécie de imersão do espectador, principalmente o estrangeiro, no dia a dia das camadas sociais mais pobres da Argentina do início dos anos 1980.

Entretanto, em verdade, trata-se de denúncia atemporal e universal de uma pandemia que assola a humanidade desde remotas lembranças – a corrupção! O Bem Público que, volta e meia é afanado e usurpado como privado, pelos próprios agentes que deveriam ser guardiões do interesse Maior.

Trata-se de um estudo cinematográfico bastante útil e artístico, combinação atualmente cada vez mais rara em dias de arte cada vez mais supérflua. 

A fábula é brilhantemente roteirizada. Os diálogos são calibradíssimos. E o elenco está bastante afiado para contar a estória de uma família, e de um bairro inteiro, que se veem obrigados a subornar um funcionário público, que fora encarregado de comandar a realização de um projeto que levará água para a localidade.

Todos tem direito à água, pois são contribuintes do Estado, mas, só a terá aqueles que concordarem em dar "um" por fora, ao micro-corrupto. O conflito do filme é instaurado quando o pai de uma das famílias se recusa a ser mais um micro-corruptor, negando-se a  fazer parte do jogo que nutre o pernicioso sistema.

Hedre Lavnzk Couto




domingo, julho 8

A BELA PERONISTA...


Uma jovem atriz apaixona-se por um sisudo general de meia idade. Juntos, formarão o casal protagonista do maior fenômeno político da vida nacional argentina – o peronismo.

‘Juan y Eva, Amor, Ódio, Revolução’, de 2011, é um filme ousado, que guarda achados dignos de entusiasmo. A diretora Paula de Luque, sem grandes estardalhaços, nos apresenta uma pintura muito peculiar, da cada vez mais desconhecida e ficcional estória de amor vivida entre Juan Perón e Evita Duarte.

A surpresa do filme é a boa Julieta Díaz, que constrói uma Eva consistente. E Belíssima. Outros bons destaques são a fotografia e a música. O roteiro, não é o melhor elemento do filme.

Tchau!

Hedre L. Couto

sábado, julho 7

ÉPICO...


foto: divulgação

Senhoras e senhores, ‘Revolución, el Cruce de los Andes’, é a minha dica de hoje.  

Esse épico teve estreia em 2011, integrando assim os feitos comemorativos do segundo bicentenário da independência argentina.

Realização da tv pública daquele país, o longa é dirigido por Leandro Ipiña,  que oferece aos espectadores  versão da histórica façanha militar protagonizada por José de San de Martín, que, em 1817, conduzindo um exército cruzou a Cordilheira dos Andes, indo da região de Cuyo até o Chile, para lá enfrentar a coroa espanhola.

O filme interessará mais àqueles que gostam de história.

Tchau!
H. L. Couto

sexta-feira, julho 6

TRAGICOMÉDIA


Do ano de 1982, ‘Plata Dulce’, é o excelente filme argentino que indico a vocês, nesta sexta-feira, caros leitores.

Da lavra do diretor Fernando Ayala, com atuações magistrais dos grandes Frederico Luppi e Julio de Grazia, Plata Dulce é uma Tragicomédia indispensável para todos aqueles que desejam conhecer o melhor do cinema de los Hermanos e, claro, um pouco mais a respeito da história daquele país, às vezes, tão parecida com a trajetória da nossa própria realidade brasileira.

O enredo, trabalhado através de roteiro preciso, retrata a complicada crise econômica porque passou a nação argentina, quando da desenfreada realização de negócios transloucados, em decorrência de uma grande ilusão financeira, provocada pela então desvalorização do dólar.

Vejam! E até já.


Hedre Lavnzk Couto


foto: divulgação

quinta-feira, julho 5

"WESTERN ARGENTINO"



foto: www.aballay.com.ar


‘ABALLAY, EL HOMBRE SIN MIEDO’, é a dica cinematográfica desta quinta-feira.

No Oscar 2012, esse foi o representante argentino na disputa pela estatueta de melhor filme estrangeiro. Para tanto, este filme dirigido por Fernando Spiner, desbancou ‘Un Cuento Chico’, até então tido por muitos como favorito.


É uma obra curiosíssima, uma espécie de western argentino, cujo interessante resultado estético-dramático não pode deixar de ser conferido por aqueles que gostam do bom cinema.  


O filme recebeu boas críticas dentro e fora da Argentina. Mesmo assim, talvez aí por questões de distribuição e divulgação, a boa impressão artística não se converteu em sucesso de bilheteria - tal qual o acontecido com ‘El Secreto de sus Ojos’ -, Aballay, no seu primeiro mês em cartaz, foi visto por apenas 20 mil argentinos.

Infelizmente, o filme não chegou aos cinemas de Salvador.

ps.: E, sim, vou escrevendo sobre cinema porque não há peças de teatro no momento.

Hedre Lavnzk Couto

quarta-feira, julho 4

FESTIVAL DE CINEMA ARGENTINO




divulgação

Amigos, durante duas semanas, a começar de hoje, este blog indicará, diariamente, um filme argentino.

A dica desta quarta-feira é  'ESPERANDO LA CARROZA', filme de 1985. 
Dirigido por Alejandro Doria, essa é uma preciosa comédia de costumes, inspirada em peça teatral homônima, de autoria do uruguaio Jacobo Langsner.

Trata-se de uma película extremamente popular na Argentina. Daqueles filmes vistos e revistos através das diferentes gerações. O que só vem a atestar sua qualidade perene de obra de arte, sustentada por uma performance impagável de seus ótimos atores, exímios dominadores do gênero cômico.


Divirtam-se. E até já!



H. L. Couto